CLDF: pedido de criação de  CPI deve ser discutido nesta quarta-feira

A sessão está marcada para às 15h e dará ênfase para a CPI que preza investigar os ataques antidemocráticos à Capital Federal dos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro

A  Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) marcou, para esta próxima quarta-feira (18), a primeira leitura do requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A sessão extraordinária prevista para às 15h dará ênfase para a CPI que quer investigar os ataques antidemocráticos à Capital Federal dos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro. A reunião foi convocada pelo presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB).

Desde o último encontro com os deputados, no dia 9 de janeiro, Wellington já havia reforçado a necessidade de começar o processo de votação para a abertura de uma CPI. A Câmera conseguiu 23 assinaturas, assim passando da quantidade mínima de oito. 

“Iremos apresentar o requerimento para abertura de uma CPI para apurar os fatos e punir de forma rigorosa e exemplar aqueles criminosos travestidos de manifestantes. Todos nós queremos uma apuração exemplar para que os fatos como esse que feriram de morte a democracia brasileira jamais aconteçam aqui no DF ou em qualquer local do nosso país”, disse o deputado. 

De acordo com a CLDF, as atividades com a CPI devem começar a partir do mês de fevereiro quando os deputados voltam oficialmente do período de recesso. Simultaneamente a Câmara regional, o Congresso também conseguiu assinaturas para organizar uma CPI em âmbito nacional. 

 O Congresso bateu a quantidade de 31 assinaturas a favor das investigações dos atos de vandalismo em Brasília. A meta foi alcançada no dia 9 de janeiro. Na época foi a senadora Soraya Thronicke (UNIÃO) que confirmou o feito. A CPI, nesse caso, tem o prazo de 120 dias com possibilidade de prorrogação pelo Plenário. 

TAGGED:
Compartilhe esta notícia