A comida de rua de Brasília é uma deliciosa mistura de sabores de várias regiões do Brasil e do mundo, o que reflete a diversidade cultural da capital do país onde, segundo o último censo, vivem mais de 2,8 milhões de pessoas .
Do shawarma árabe ao acarajé baiano, há uma imensa variedade de cardápios nos food trucks espalhados pelas diversas regiões do Distrito Federal: pastel, cachorro quente, macarrão, tapioca – é possível encontrar “de tudo um pouco”.
Alguns, têm endereço fixo, outros divulgam o roteiro semanal pela internet. Além disso, a comida de rua é uma opção para quem busca pratos rápidos e com preços mais acessíveis (veja lista de sugestões ao final da reportagem).
Shawarma
O shawarma é um prato tradicional do Oriente Médio, também conhecido como sanduíche árabe. São fatias finas de carne assadas em um espeto vertical e depois servidas em um pão sírio.
“Como é uma carne que fica marinada com especiarias, ela é assada lentamente em um espeto giratório. A carne fica suculenta e é servida no pão sírio, acompanhada de salada e cremes árabes, como o tehine”, conta Paulo Azevedo.
Tehine [ou tahini] é uma pasta feita de sementes de gergelim, muito comum na culinária árabe e do Oriente Médio.
Paulo e o filho Victor Azevedo são responsáveis por um dos food trucks mais conhecidos de Brasília. A ideia surgiu quando Paulo ficou fascinado pela culinária do Oriente Médio, apresentada por um amigo do Líbano.
“Em 2013, meu amigo Sadeke tinha um quiosque que vendia shawarma. Ele perguntou se eu gostaria de aprender [a fazer]. Topei na hora. Um tempo depois, eu e meu filho montamos o ‘Shawarma Pai e Filho’ e temos nosso trailer até hoje”, conta Paulo.
O preparo do shawarma começa com a escolha da carne, que pode ser frango, cordeiro ou carne bovina. Ela é cortada em tiras e marinada em uma mistura de especiarias como cominho, páprica, canela e alho, além de azeite e vinagre, para intensificar o sabor.
“A principal característica do shawarma é o tempero. Ele é único, bem diferenciado dos demais sanduíches”, diz Paulo, um goiano especializado em sanduíche árabe.
A carne é assada em um espeto vertical, em formato de cone, até ficar crocante por fora e suculenta por dentro.
Acarajé, tapioca, pastel…
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/U/z/dd3zKERDCt3RQPC1hHcg/whatsapp-image-2024-09-20-at-15.20.23.jpeg)
Além do shawarma, Brasília possui outras comidas de rua populares. Acarajé, tapioca, pastéis, são feitos pelas mãos de pessoas que vieram de diferentes regiões do Brasil (confira lista mais abaixo).
O Santo Acarajé, por exemplo, é famoso por trazer o sabor da Bahia para o Distrito Federal. O food truck tem uma agenda semanal com o roteiro das paradas que vai fazer – sempre esperadas pelos clientes.
Maúdy, que veio de Bom Jesus da Lapa (BA), é quem comanda a cozinhao. Ela conta que o segredo do sucesso do acarajé está na forma de preparo e nos ingredientes.
“Tudo de primeira e nada congelado, todos os ingredientes são fresquinhos e preparados na hora”, diz Maúdy.
Conheça outros lugares com comida de rua em Brasília
Acarajé da Rosa
Onde: Feira da Torre de TV
Funcionamento: De segunda a quinta, das 11h às 18h; sexta, das 11h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 20h
Santo Acarajé
Onde: agenda semanal disponível em @santoacaraje
Funcionamento: de segunda a sexta, das 17h às 21h
Cachorro Quente do Landi
Onde: 405 Sul
Funcionamento: de segunda a sábado, das 17h30 às 22h45
Caldo Fino
Onde: Espaço Cultural Aberto Caldo Fino, 409/410 Norte
Funcionamento: de segunda a sábado, das 18h30 às 23h
Macarrão na rua
Onde: 206 Norte
Funcionamento: todos os dias, das 11h às 22h
Shawarma Pai e Filho – sanduíche árabe
Onde: Águas Claras, quadra 301
Funcionamento: de segunda a sexta, das 18h às 22h
Fonte: G1