Quem não gosta de uma boa comidinha de vó? 🍲🥘É receita certa para despertar memórias afetivas. Na casa de Nizete Batista de Moura, de 70 anos, o amor está sempre à mesa.
“Eu sou mineira, e mineiro gosta muito de comida. Acho que a forma afetiva mais importante para um mineiro é uma boa conversa em volta de uma mesa com muita fartura. Eu cresci nesse ambiente e aprendi assim”, conta Nizete.
Mas como o que é bom tem que ser dividido – e multiplicado – Nizete gosta de compartilhar as receitas. Ela participa do projeto “A (Voz)Idade“, do Sesc-DF, que tem um concurso de receitas e memórias, que encerra as inscrições na sexta-feira (5), e resgata e registra histórias relacionadas aos avós (veja detalhes abaixo).
No ano passado, Nizete ganhou o concurso com a receita do Bolo Molhadinho de Laranja, e está na competição novamente neste ano. Essa avó enxerga na gastronomia uma maneira de se manter unida a quem está longe.
“Me interessei pelo concurso por ele envolver uma parte afetiva, de família. Quis participar para demonstrar todo esse afeto. Vou fazer arroz doce, que meu neto diz que não é nem uma receita competitiva, é uma receita ganhadora”, conta Nizete.
De geração em geração
Outra veterana do concurso, e que já foi vencedora em outras edições, é Dulce Maria de Oliveira, de 80 anos. Ela adianta que quer muito o prêmio: uma viagem para Caldas Novas, em Goiás e que, para isso, tem uma receita especial.
“Esse ano vou fazer um creme de milho com frango. Minha expectativa é grande”, diz Dulce.
A aposentada conta que a receita está na família há várias gerações. Ela diz que lembra de quando a avó fazia o prato para ela, e que hoje, são os filhos dela que pedem para que o creme seja preparado.
“Sempre que reunia toda a família em tarde fria, quando a gente passava férias na casa dela [a avó], era feito esse creme de milho com frango. Eu aprendi. Minha mãe fazia muito também para os filhos quando a gente se reunia. Agora, eu faço”, conta Dulce.
‘A (Voz)Idade’
A projeto “A (Voz)Idade avalia receitas juninas — doces ou salgadas — que contem histórias de família e que são passadas de geração para geração, além de serem temperadas de memórias afetivas. Quatro idosos, moradores do DF, serão premiados com uma viagem com direito à acompanhante.
Os interessados devem se inscrever pelo site do Sesc-DF até esta sexta-feira (5). Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais e seguir as seguintes regras:
- A participação será limitada a um CPF;
- A receita enviada deve ter uma relação afetiva e familiar;
- A receita deverá ser obrigatoriamente relacionada à culinária junina;
- Será avaliado o valor nutricional;
- Será avaliado o custo da receita;
- Será avaliada a história afetiva da receita;
- Deve-se escrever a receita e a história de modo compreensível para avaliação da equipe técnica.
O resultado final das receitas vencedoras será divulgado dia 31 de julho, com um show do cantor Beto Barbosa, na unidade do Sesc de Taguatinga Sul.
Fonte: G1