Forró, baião, xaxado e pé-de-serra são os ritmos que vão embalar a noite de quem for à segunda edição do projeto ¡Bailame!, no Complexo Cultural de Samambaia. A festa está marcada para este domingo (2), com entrada gratuita, a partir das 16h30. O evento é realizado pela banda Sr. Gonzales Serenata Orquestra, com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).
Inspirado em gafieiras e bailes à moda antiga, ¡Bailame! surgiu em 2015, no Clube dos Previdenciários, após o fim da banda Móveis Coloniais de Acaju. A primeira edição da festa em Samambaia foi em fevereiro deste ano, com sambas e marchinhas de Carnaval. A terceira será em 7 de maio, ao som de guarânias, estilo musical originário do Paraguai que remete ao bolero.
“O projeto surgiu com a premissa de valorizar a pessoa idosa, mas envolve todas as idades, afinal todos nós envelhecemos, e é melhor envelhecer com saúde, e de preferência, dançando”, afirma o vocalista André Gonzales, que assumiu o pseudônimo de Gonzalez. “Inclusive, o que me surpreende nas festas é a energia da pessoa mais velha, que passa quatro horas dançando sem parar. É uma energia mais solta, mais livre, com mais liberdade, com mais alegria.”
Aqueles que não têm o hábito de dançar terão a oportunidade de aprender com dançarinos profissionais em uma aula de dança de salão. O momento faz parte da programação das festas em Samambaia. Também ocorrem sessões de fotos com a fotógrafa Paula Carrubba, em que os participantes podem levar para casa uma recordação do momento.
Serviço
→ ¡Bailame! – Edição Forró
→ Data: domingo (2)
→ Horário: a partir das 16h30
→ Local: Complexo Cultural de Samambaia – Quadra 301, Conjunto 5, Lote 1 (próximo à agência dos Correios e à Agência do Trabalhador). Entrada franca.
Fonte: Agência Brasília