O serviço de renovação do pavimento asfáltico nos pontos considerados mais críticos no trecho da Estrada Parque Contorno (DF-001) que abrange o Pistão Sul teve sua primeira etapa concluída no último sábado (5), com a execução dos trabalhos no sentido Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075). A obra no sentido inverso já está em andamento.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) atua na melhoria no trecho de cerca de 5,3 km de extensão, pelo qual trafegam perto de 60 mil veículos por dia. O superintendente de Obras do órgão, Cristiano Cavalcante, explica que as chuvas frequentes diminuíram o ritmo dos trabalhos, iniciados na segunda quinzena de janeiro. Porém, a expectativa é que a conclusão da melhoria ocorra em aproximadamente 15 dias, caso haja sequência de estiagem.
“A grande quantidade de chuva alterou o ritmo do cronograma previsto inicialmente, porém, com a estiagem que esperamos que aconteça, vamos acelerar as ações para concluir todo o serviço para que a população possa usufruir dessa melhoria, que é muito importante para esta região”, explica o gestor.
A recepcionista Sarah Gomes, 29 anos, está ansiosa pela conclusão da obra. Para ela, a melhoria vai ter um grande impacto positivo, principalmente no próximo período chuvoso. “Este asfalto novo vai deixar o Pistão mais seguro quando o tempo de chuva vier novamente. Os buracos e as poças d’água não irão existir mais. Vai ser melhor e mais seguro para todos”, avalia.
Fases da melhoria
Executada por administração direta, com recursos e maquinário próprios do órgão, a obra consiste no serviço de fresagem descontinuada, que é a retirada dos trechos deteriorados de asfalto, seguido do preenchimento dos espaços com uma nova camada de capa asfáltica. O valor total investido no serviço é de aproximadamente R$ 700 mil.
Revitalização total
Neste ano, todo o trecho será totalmente reformado. A obra é um projeto que será executado com recursos provenientes de emenda federal e está em fase final de aprovação pela Caixa Econômica Federal (CEF).
*Com informações do Departamento de Estradas de Rodagem
Fonte: Agência Brasília