(Brasília, 31/12/2022) Na madrugada deste sábado (31), os agentes de trânsito do Detran-DF flagraram um caminhão parado no meio da via, em Taguatinga.
Ao abordar, verificaram que o condutor estava dormindo dentro do veículo. Após muitas tentativas, conseguiram acordá-lo. No teste do etilômetro, o condutor apresentou teor alcoólico de 1,10 mg/L, índice três vezes acima da concentração considerada crime pela legislação. O motorista foi preso em flagrante e o veículo removido ao depósito do Detran.
O que diz a lei
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.
Além das sanções administrativas, se o teste indicar concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, a conduta passa a ser considerada crime, cuja pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da CNH ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.