O feriado de Corpus Christi celebrado nesta quinta-feira (30) altera a rotina de alguns serviços no Distrito Federal. Veja abaixo como fica o horário de funcionamento de serviços como transporte público, comércio, segurança e lazer.
Transporte público 🚍
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) informou que os ônibus vão seguir os horários de domingo. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) não tem alteração no funcionamento, operando de 5h30 às 23h30.
Saúde 🚑
Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria de Saúde não havia informado como será o funcionamento das unidades de saúde nesta quinta-feira.
Forças de segurança
- Polícia Civil 🚓
Os plantões de todas as delegacias e centrais de flagrantes abrem durante o feriado e no fim de semana. Os plantões dos institutos de Criminalística, Identificação e Medicina Legal (IML) funcionam 24 horas.
- Polícia Militar e Corpo de Bombeiros 🚒
O Corpo de Bombeiros (CBMDF) atua de forma ininterrupta, com atendimento pelo telefone 193. Os batalhões e o serviço operacional da Polícia Militar (PMDF) também funcionam.
Comércio 🏬
O comércio varejista pode funcionar normalmente na quinta. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista-DF), a decisão ocorre porque Corpus Christi é considerado ponto facultativo pelo GDF.
Bancos 💰
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias fecham para atendimento presencial ao público. Pagamentos por PIX podem ser feitos normalmente. No entanto, as compensações bancárias, incluindo a TED, não serão efetivadas no feriado.
Os carnês e as contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento no dia do feriado, poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira (31).
Lazer 🎡
- Zoológico 🐒
De 8h30 às 17h, com o funcionamento da bilheteria até às 16h.
- Jardim Botânico 🌳
Das 9h às 17h, com entrada permitida até às 16h30.
- Eixão do Lazer 🏃♀️
De 6h às 18h, o Eixão está bloqueado para o trânsito de veículos.
- Água Mineral 🏊♀️
De 6h às 17h, com entrada permitida até às 16h.
Fonte: G1

