Nesta quinta-feira (9), a CPI dos Atos Antidemocráticos tem um depoimento importante agendado, o da ex-subsecretária de Segurança Pública do DF, Marília Alencar. A sessão começa às 9h. O depoimento dela estava marcado para a semana passada, no entanto, foi adiado. No dia, os parlamentares ouviram apenas o delegado Fernando de Souza Oliveira, que era secretário interino de Segurança em 8 de janeiro.
Marília já prestou depoimento à Polícia Federal. Aos investigadores, ela disse que as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado e outros órgãos ligados à segurança sabiam sobre a movimentação de bolsonaristas radicais em Brasília antes dos ataques.
Neste dia 9 de Março, também estava agendado o depoimento do ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, mas ele conseguiu na Justiça o direito de não comparecer.
A justificativa da defesa é que Torres “já se desincumbiu dessa missão quando, por mais de dez horas, prestou depoimento [à PF]”. Além disso, os advogados alegam que o processo não está sob sigilo e que os parlamentares que compõem a CPI podem ter acesso ao material.
Calendário de depoimentos agendados para março
16 de março
Jorge Eduardo Naime, coronel da PMDF
Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, coronel da PMDF
23 de março
Júlio de Souza Danilo, ex-secretário da SSP
Jorge Henrique da Silva Pinto, tenente-coronel da PMDF
30 de março
Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da PMDF