Após mais de sete horas de reunião, o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro foi aprovado. O relatório da senadora Eliziane Gama recebeu 20 votos a favor, 11 contra e uma abstenção. Com a votação, as atividades da CPMI dos ataques se encerraram na tarde desta quarta-feira.
Dentre os titulares e suplentes que votaram contra o relatório estavam:
– Marcos Rogério,
– Izalci Lucas;
– Eduardo Girão;
– Magno Malta;
– Esperidião Amin,
– Rodrigo Valadares;
– Aluisio Mendes;
– André Fernandes;
– Delegado Ramagem;
– Felipe Barros
– Damares Alves.
Mesmo com o esforço da oposição, a decisão da maioria a favor prevaleceu. Com o fim da CPMI no Senado Federal, o documento final deve ser encaminhado para a análise dos órgãos como a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF).
O relatório, entregue e apresentado na última terça-feira (17), indicou mais de 60 indiciamentos contra indivíduos que estariam envolvidos nos ataques anti-democráticos no dia 8 de janeiro. O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e integrantes de sua cúpula durante o mandato também foram apontados.
De acordo com o levantamento de mais de 1,3 mil páginas, o ataque foi premeditado A relatora da CPMI, Eliziane, acredita que o que ocorreu no dia 8 de janeiro foi uma junção das ideias e ações propagadas pelo Bolsonarismo desde 2018.

