A partir desta terça-feira (27), crianças de 10 e 11 anos podem começar a ser vacinadas contra a dengue em Belo Horizonte. Segundo a Secretaria Municipal, a aplicação do imunizante será realizada em todos os 152 centros de saúde da cidade. Clique aqui ara saber os endereços.
Para receber a vacina, composta por duas doses que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses, é necessário que os adolescentes estejam acompanhados das mães, pais ou responsáveis legais. É preciso apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante Qdenga, contra a dengue, na rede pública, mas a quantidade disponibilizada pela fabricante japonesa Takeda é restrita. A capital mineira recebeu cerca de 49 mil doses.
Por isso, o Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos residentes em municípios de grande porte e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. As cidades próximas a esses locais também foram incluídas.
Sabará e Caeté
Caeté e Sabará foram as primeiras cidades da Grande BH a vacinar crianças contra a dengue. A campanha de imunização iniciou-se na manhã deste sábado (24).
Os municípios estão na lista dos 22 selecionados para receber as primeiras 79 mil doses da vacina, que chegaram nesta quinta-feira (22) ao estado. Os critérios para definição dos municípios seguiram as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde.
Segundo a Prefeitura de Sabará, a cidade recebeu 3.268 doses da vacina Qdenga. Já para Caeté, foram disponibilizadas 965 doses da vacina.
Fonte: G1