Declaração de cúpula diz que “futuro da Ucrânia está na Otan”

No entanto, não foi feito convite ao governo de Kiev

11 de julho de 2023 375 visualizações
Postado 2023/07/11 at 3:17 PM
Foto: Kevin Lamarque

Os líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) concordaram em uma cúpula em Vilnius, na Lituânia, que o futuro da Ucrânia está dentro da aliança militar, mas não concederam a Kiev um convite ou cronograma de adesão que o país buscava.

Ao mesmo tempo, a Otan eliminou a exigência de que a Ucrânia cumpra o chamado Plano de Ação de Adesão (Map), removendo efetivamente um obstáculo no caminho de Kiev para a aliança.

Plano de Ação

“O futuro da Ucrânia está na Otan”, disse uma declaração aceita pelos líderes nesta terça-feira (11), acrescentando que a integração euro-atlântica de Kiev ultrapassou a necessidade de um Plano de Ação para a Adesão.

“Estaremos em posição de estender um convite à Ucrânia para se juntar à aliança quando os aliados concordarem e as condições forem atendidas”, disse a declaração.

Embora os líderes não tenham especificado as condições que a Ucrânia precisa cumprir, eles disseram que a aliança ajudará Kiev a progredir na interoperabilidade militar, bem como em reformas adicionais do setor democrático e de segurança.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar