A Defensoria Pública do Distrito Federal oferece exames de DNA de graça à população de baixa renda, a partir desta quinta-feira (19) . A ação faz parte do programa Paternidade Responsável, que tem o objetivo do reconhecimento voluntário da paternidade, visando reduzir o índice de pessoas sem o nome do pai no registro de nascimento.
O laboratório responsável pela coleta está na Subsecretaria de Atividade Psicossocial, no Setor Comercial Norte, Quadra 01, Edifício Rossi Esplanada Business, das 13h às 18h, para a realização dos testes. Os atendimentos são sempre às quintas-feiras.
De acordo com a Defensoria Pública, os resultados dos exames “permitem gerar diagnósticos e dados para uma atuação mais ampla do estado e com isso gerar políticas públicas e promover transformações sociais para a população”.
⚠️Documentos necessários
- Documento de identificação com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento do filho;
- Certidão de óbito, caso o suposto pai seja falecido;
- Declaração de hipossuficiência econômica (preenchida e assinada);
- Formulários autorizativos para a realização do exame de DNA (preenchido e assinado).
No site da defensoria pública estão disponíveis a declaração de hipossuficiência e os cinco formulários autorizativos que devem ser assinados pelos interessados e pelo defensor público responsável pelo atendimento.
Fonte: G1