A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 120 atendimentos no mutirão carcerário realizado nesta sexta-feira (14) no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), no Complexo Penitenciário da Papuda. A ação ocorreu das 9h às 16h.
As atividades foram coordenadas pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Execuções Penais da DPDF (NEP/DPDF), que, com a direção do CIR, fez a seleção prévia dos reeducandos que seriam atendidos. A ação contou com o apoio de uma das unidades móveis de atendimento itinerante da instituição.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a iniciativa não apenas garante o cumprimento dos direitos das pessoas privadas de liberdade, mas também contribui para a melhoria do sistema penitenciário e promove a justiça social. “A ação acelera a análise de processos e a concessão de benefícios legais, melhora as condições de internamento e fortalece a cooperação interinstitucional. Além disso, promove a sensibilização e a educação jurídica dos internos, contribuindo para um sistema de Justiça mais justo, eficiente e humano”, explicou.
*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)
Fonte: Agência Brasília