Defesa Civil alerta para queda de temperaturas no Distrito Federal

Massa de ar de origem polar pode fazer com que a região enfrente frio inferior a 10°C no período; governo dá orientações para se proteger e ajudar os grupos de pessoas mais vulneráveis

18 de maio de 2023 380 visualizações
Postado 2023/05/17 at 6:43 PM
Com a previsão de queda da temperatura para níveis abaixo de 10°C, é necessário que a população esteja prevenida para não sofrer os efeitos do frio intenso | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal (Sudec), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), faz um alerta à população do DF devido à queda de temperaturas nesta semana. Conforme anunciado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, as temperaturas podem ser menores de 10°C, devido a uma massa de ar frio de origem polar.

“Estamos atentos e podemos enviar alertas via SMS, caso seja necessário. Ressaltamos a necessidade de maior atenção com idosos e crianças e reforçamos a importância da população participar de campanhas de doações e arrecadação de agasalhos, cobertores e itens de proteção do frio, como luvas e toucas”, ressalta o coordenador de Operações da Defesa Civil, Gabriel Motta de Carvalho.

O coordenador refere-se às campanhas que estão sendo realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), coordenada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). As doações podem ser entregues em todos os batalhões.

Para se cadastrar no serviço de alertas via SMS da Defesa Civil, basta enviar o CEP para o número 40199.

A Defesa Civil faz as seguintes orientações à população neste período

💠 Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes.
💠 Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas.
💠 Beba bastante líquido.
💠 Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
💠 Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue-o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir.
💠 Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte.
💠 Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento.
💠 Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.

*Com informações da Defesa Civil/SSP-DF

Fonte: Agência Brasília

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar