O hospital de campanha para tratar os casos de dengue no Distrito Federal, cedido pela Aeronáutica, começa a funcionar na próxima segunda-feira (5). A informação foi divulgada neste sábado (3) pela secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio
- Segundo ela, a estimativa é atender 600 pessoas por dia e o funcionamento será de 24h;
- A unidade ficará localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, perto da Feira do Produtor, na divisa com o Sol Nascente. 📍
Ainda de acordo com a secretária, de 1º de janeiro até 3 de fevereiro, 45.064 casos de dengue foram registrados no DF.
O hospital de campanha contará, a princípio, com um clínico geral e um pediatra, além do reforço de pessoal do Hospital das Forças Armadas (HFA). Os módulos da unidade, que estavam guardados no Rio de Janeiro, chegaram no Aeroporto de Brasília nesta madrugada e a montagem deve ocorrer até domingo (4).
Casos
O Distrito Federal registrou um aumento de 920,5% nos casos prováveis de dengue nos primeiros dias de 2024, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Ao todo, seis pessoas morreram devido à doença na capital. Além disso, a pasta investiga a morte de outras 24 pessoas com suspeita de dengue.
O DF decretou estado de emergência por causa do surto de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, Brasília, Minas Gerais, Acre e Paraná são as unidades da federação com os maiores índices de incidência de casos no Brasil.
As regiões com mais casos de dengue são:
- Ceilândia: 7.069
- Sol Nascente/Pôr do Sol: 1827
- Brazlândia: 1.716
- Taguatinga: 1.703
- Samambaia: 1.611
Mortes por região
- Ceilândia: 2
- Estrutural: 1
- Guará: 2
- Lago Sul: 1
Fonte: G1