A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (03/05), a Operação Pesticide, no intuito de identificar uma associação criminosa especializada em furto de defensivos agrícolas em fazendas goianas.
Foram cumpridos cinco mandados judiciais, sendo duas prisões temporárias e três apreensões. No total, cinco pessoas foram presas – quatro em flagrante.
FURTO DE DEFENSIVOS
A investigação começou após um furto ocorrido na noite de 27 de outubro de 2023, em uma fazenda na zona rural de Palmeiras de Goiás. Na ocasião, câmeras de segurança captaram a ação de dois indivíduos saindo do galpão com os produtos, enquanto que outros aguardavam na rodovia, em dois veículos.
Por volta de 1h30 da manhã do dia 28, um dos veículos que havia entrado fazenda, sai da propriedade carregado com os defensivos subtraídos, e encontra-se novamente com o que estava à margem da rodovia, onde fora feito o transbordo de parte dos produtos furtados.
Em seguida, os veículos empreendem fuga em direção à cidade de Palmeiras de Goiás. A vítima levou um prejuízo de, aproximadamente, R$ 200 mil.
Identificados os suspeitos, fora representado judicialmente pelas prisões e busca e apreensão domiciliar, com os pedidos deferidos pelo Poder Judiciário. Um dos envolvidos possui extensa ficha criminal, com passagens policiais por tráfico de drogas, tentativa de homicídio, estelionato, porte ilegal de arma de fogo, entre outras.
Durante o cumprimento, na casa de um dos líderes da associação, além de localizar defensivos em um dos cômodos, foram apreendidos dois veículos carregados de defensivos agrícolas e outros objetos relacionados a maquinário agrícola.
Os presos foram autuados por associação criminosa e armazenamento e transporte irregular de defensivos agrícolas. Durante a prisão, um dos suspeitos presos foi identificado como autor de outro furto em zona rural investigado pela Especializada.
Fonte: Agência Cora Coralina