Um deslizamento de terra sobre uma casa em Taubaté, interior de São Paulo, matou três pessoas, segundo informações da Defesa Civil, divulgadas na madrugada deste sábado, 28. A residência fica localizada no bairro Barreiro.
O deslizamento atingiu seis pessoas: duas crianças e quatro adultos. As crianças não sofreram ferimentos, mas os demais ficaram desaparecidos, sendo as vítimas uma mulher e três homens. Destes, três – uma mulher e dois homens – foram encontrados sem vida e apenas um homem sobreviveu.
A ocorrência foi atendida pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. O Centro de Gerenciamento de Emergências também acompanha o caso.
O deslizamento de terra foi provocado pelas fortes e constantes chuvas que caem no Estado de São Paulo desde quinta-feira, 26.
A cidade, que fica na região do Vale do Paraíba, encontra-se sob a influência de um extenso corredor de umidade, conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo a Defesa Civil de Taubaté, o município registrou um volume de chuvas de 64 mm nas últimas 12 horas.
O Gabinete de Crise montado pelo governo do Estado contabiliza 19 municípios afetados por conta dos temporais. Até a noite desta sexta-feira, não foi confirmada nenhuma morte ou desaparecidos.
Entre vítimas, foram registrados as quatro pessoas soterradas de Taubaté, e uma pessoa ferida, em Jundiaí. Ao todo, há 14 pessoas desalojadas e cerca de 31,8 mil imóveis sem energia elétrica.
Fonte: ISTOÉ