Desvio em construção na ponte sobre o Rio Melchior

3 de fevereiro de 2022 472 visualizações
Postado 2022/02/03 at 6:22 PM
Foto: Divulgação/DER-DF

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou, esta semana, um desvio de aproximadamente 200 metros na lateral esquerda do sentido BR-060/BR-070 da ponte sobre o Rio Melchior, na DF-180. A ponte paralela, que está sendo construída para ser utilizada enquanto a ponte de 27 metros de extensão estiver passando por reforma, tem o objetivo de garantir a passagem dos cerca de 20 mil carros que transitam pelo local diariamente.

O trabalho de abertura da nova passagem, que será pavimentada e sinalizada, deve durar aproximadamente 30 dias e o trecho será liberado imediatamente após a conclusão para trânsito de todos os tipos de veículos.

Situação da ponte

A execução do transvio foi decidida pelo órgão após vistoria da ponte, que constatou uma erosão no encabeçamento da estrutura. Com a interdição do local, desde o dia 5 de janeiro, foi possível realizar um estudo geral e aprofundado para verificar a condição geral da ponte. Durante esse período, foi realizado o reforço no aterro, devido a avarias causadas pelas constantes enchentes do Rio Melchior.

O diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, esclareceu que, após a conclusão da vistoria, foi constatado o comprometimento da estrutura, o que requer uma reforma e reforço na obra de arte especial. “Isso só foi possível porque a passagem estava interditada, o que deu condições de realizar um diagnóstico com equipamentos e intervenções, que não seriam possíveis com trânsito ativo”, disse.

Logo após a finalização dos estudos, o DER-DF iniciou imediatamente a execução do desvio e do projeto de restauração completa da ponte, que será realizada por meio de licitação.

*Com informações do DER-DF

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar