O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está sob novo comando. Quem coordena a pasta a partir de agora é Takane Kiyotsuka do Nascimento. A nomeação foi publicada numa edição extra do Diário Oficial do DF da última quarta-feira (20).
Takane trabalhava na Câmara Legislativa do DF (CLDF) como chefe de gabinete do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil). O novo diretor do Detran tem 59 anos e é policial civil aposentado. Com 40 anos de serviço público, ele foi administrador de Samambaia, administrador interino de Planaltina, secretário das Cidades, secretário de Fiscalização, secretário de Assuntos Sindicais, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e secretário de Trabalho, entre outros cargos.
Quem deixa o cargo é Marcelo Portela. A exoneração de Portela foi publicada ontem e ocorre em meio a uma crise no órgão.
O Ministério Público do Distrito Federal cobra informações sobre a estrutura do Detran. Segundo a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão, “há uma série de reclamações sobre o serviço do Detran”.
Marcelo Portela é delegado da Polícia Civil há 28 anos. Ele havia assumido a direção-geral do Detran no ano passado.