O Distrito Federal atingiu a marca de 800 propriedades rurais monitoradas pela Polícia Militar (PMDF). A medida de fiscalização, que aumentou 48% desde novembro passado, busca aumentar a segurança e facilitar o atendimento de ocorrências no campo.
Essa segurança é feita pelo Batalhão de Policiamento Rural (BPRural), da PMDF, no âmbito do programa Guardião Rural. Ele mantém policiais e moradores em contato 24h por dia em grupos de WhatsApp. Além disso, ao cumprir requisitos, os proprietários recebem uma placa que indica que o local é monitorado.
“O programa tem o foco no trabalho da polícia comunitária, de prevenção criminal e atendimento otimizado por meio de tecnologia acessível. Também fazemos palestra, sensibilização da comunidade e patrulhamento constante”, explica o comandante do Batalhão Rural, major Rafael Branquinho.
Sobre a placa, o comandante diz que ela funciona como um importante sinal. “O efeito psicológico da placa faz com que o criminoso não cometa crimes naquela área porque ele se sente acuado, e realmente é assim. A PMDF faz visitas constantes nos endereços com as placas”, complementa.
Para fazer parte do programa, a propriedade não pode estar vazia, deve ser produtiva, deve ter destinação rural e ter, no mínimo, dois hectares, entre outros itens de segurança e monitoramento, como câmeras, por exemplo. Os interessados devem procurar a associação de moradores ou acionar o conselho de segurança da região para fazer parte.
Ainda pelo programa, os militares fazem o georreferenciamento da propriedade e definem rotas para chegar ao local, além de cadastrar no sistema os moradores, bens, animais, veículos, maquinários e trabalhadores das áreas vigiadas. Pontos fortes e fracos de segurança das residências também são levantados.
Atualmente, a capital tem 397 mil hectares de campo, onde estão instalados mais de 18 mil produtores rurais e uma população estimada de 100 mil pessoas. Em novembro de 2022, o DF tinha 540 propriedades monitoradas, marca que cresceu para 800 neste início de mês, representando esse aumento de 48%.
Serviço
Disque-denúncia: 99969-3080
→ Companhia de Policiamento Rural Leste
Atendimento: áreas rurais de Planaltina, Fercal, Rota do Cavalo (Sobradinho), Paranoá, Lago Oeste e PAD-DF
Contato: (61) 99503.4781 (WhatsApp) e 3190.7100
→ Companhia de Policiamento Rural Oeste
Atendimento: áreas rurais de Brazlândia, Ceilândia e Recanto das Emas
Contato: (61) 99173.6965 (WhatsApp) e 99131.7294
→ Companhia de Policiamento Rural Sul
Atendimento: áreas rurais do Gama, Santa Maria e Tororó, até as margens do Rio São Bartolomeu
Contato: (61) 99985.6080 (WhatsApp).
Fonte: Agência Brasília