DF aplica dose de reforço com imunizante da AstraZeneca ou Janssen

11 de fevereiro de 2022 418 visualizações
Postado 2022/02/11 at 10:03 AM
Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo Agência Saúde

A partir desta sexta-feira (11), a dose de reforço da vacina contra a covid-19 será aplicada no Distrito Federal com os imunizantes AstraZeneca ou Janssen. A mudança vale até a chegada de lotes adicionais da Pfizer-BioNTech.

Dessa forma, maiores de 18 anos que tiverem recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses serão imunizados com AstraZeneca ou Janssen como reforço, independentemente de a primeira e a segunda doses terem sido de AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer. Já para quem recebeu a Janssen, o modelo continua o mesmo: a dose de reforço deve ser aplicada dois meses depois.

Grávidas e puérperas, por sua vez, devem receber a dose de reforço da Pfizer quatro meses após a segunda dose. Nesse caso, a mulher precisa levar um exame que comprove a gestação.

Quem recebeu a primeira dose da Pfizer-BioNTech tem a sua segunda dose garantida com esse mesmo imunizante. Já aqueles que forem tomar a primeira dose podem decidir entre AstraZeneca, CoronaVac ou Janssen. Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos devem receber o imunizante Pfizer.

O comitê gestor de operacionalização da vacinação contra a covid-19 da Secretaria de Saúde (SES) trabalha para manter as alterações nas regras até a chegada de mais doses da Pfizer, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Hoje, a secretaria conta com 76.050 doses do imunizante na Rede de Frio Central, além do que já está nos locais de vacinação.

Não há alteração prevista para a vacinação infantil. Crianças de 6 a 11 anos são imunizadas com CoronaVac. Já as de 5 anos ou imunossuprimidas recebem a versão infantil do imunizante da Pfizer-BioNTech.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar