DF assume liderança de conselho consultivo do Ministério da Justiça

10 de fevereiro de 2022 434 visualizações
Postado 2022/02/10 at 6:44 PM
Eleição ocorreu durante a 80ª reunião do Consesp, realizada no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com participação de secretários de Segurança Pública de todo país | Foto: Divulgação/SSP-DF

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, foi eleito, nesta quinta-feira (11), presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A escolha ocorreu durante a 80ª reunião do Consesp, realizada no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com participação de secretários da área de todo país.

O mandato como presidente do Consesp tem duração de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

De acordo com Danilo, o compromisso é levar até as reuniões temas relevantes para cada estado, mas que também contribuam com demandas nacionais para o direcionamento estratégico da segurança pública do país.

“O compartilhamento de experiências exitosas e projetos estratégicos dos diferentes estados pode contribuir com as políticas de segurança pública nacionais, já que o conselho é um órgão consultivo do Ministério da Justiça”, completou.

O colegiado tem funções planejadoras, executoras, consultivas, deliberativas e representativas, com a finalidade de assessorar secretários estaduais. As reuniões ordinárias ocorrem quatro vezes por ano, podendo haver convocação extraordinária a qualquer tempo.

O Consesp surgiu em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece às secretarias estaduais informações que possam subsidiar a formulação de diretrizes e metas em segurança pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da Federação.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar