O Distrito Federal (DF) segue tomado pelos incêndios generalizados na tarde desta segunda-feira (16). A última atualização divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMGO) levantou cerca de 32 focos de incêndio em diversas regiões administrativas.
A corporação informou ao portal Atividade News que o número de incêndios muda a todo momento. Entre as regiões, estão em chamas áreas de São Sebastião, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Gama, Estrutural, Noroeste, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Parque Nacional de Brasília, entre outros.
Apesar do grande volume de fogo nas demais áreas, as chamas no Parque Nacional de Brasília já ultrapassam os 7.000.000m². O incêndio começou na manhã do último domingo (15) e se estende até o momento.
O CBMDF conta com o apoio de 50 bombeiros militares, equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do Parque Nacional e Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). Ao todo, foram contabilizadas 86 pessoas para combater as chamas.
Nas imagens divulgadas pelas equipes que sobrevoam a área, é possível ter uma dimensão do avanço do fogo no Parque Nacional.
Os efeitos do incêndio na Educação
Devido aos focos de incêndio, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) divulgou que as unidades escolares próximas aos pontos podem suspender as aulas se necessário. “Caso a gestão da escola identifique risco à saúde da comunidade escolar, está autorizada a suspender temporariamente as atividades”, reforçou a pasta em nota oficial.