DF deve sofrer com onda de calor

Com a mais nova onda de calor, o Distrito Federal (DF) deve sofrer com os resquícios das altas temperaturas e a baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas podem passar dos 32ªC e se estender até esta sexta-feira (22). Em relação a umidade, a previsão é que permaneça entre 30% a 20%. O alerta, no momento, é de um potencial risco. 

O órgão informou que a onda de calor é resultado da junção do tempo seco e sobre um movimento do ar conhecido como subsidência atmosférica que intensifica a onda. Sobre a subsidência atmosférica, o INMET explica que ela bloqueia a formação de nuvens. “Quando a pressão atmosférica entre níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando também , a temperatura da massa de ar”, detalha o órgão. 

A onda se prolonga por todas as regiões do país. O panorama é que as temperaturas máximas ficam distribuídas da seguinte forma: 

Fonte: INMET 

O DF ainda fica sob uma pequena faixa mais amena de temperaturas se comparadas às demais áreas do Centro-Oeste. O calor que persiste nos próximos dias exigem pequenos cuidados diários voltados para as iniciativas a seguir:

  • Consumo constante de líquidos;
  • Evitar exposição ao sol nos horários de pico;
  • Evitar exercícios físicos nos períodos mais quentes;
  • Prezem pela umidificação dos ambientes.
TAGGED:
Compartilhe esta notícia