Confirmando a fama de líder dos concursos, o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de inscritos para o Concurso Público Nacional Unificado. 220.442 pessoas no DF devem realizar a prova neste domingo (5).
Em todo o Brasil, 2,1 milhões candidatos vão realizar o exame e mais de 215 mil profissionais vão trabalhar na parte logística. O “Enem dos concursos” acontece em 228 municípios.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está mobilizando um esquema especial com o objetivo de garantir a segurança e o sucesso da aplicação das provas. A operação terá início nas primeiras horas do domingo. A PMDF vai acompanhar a chegada, distribuição e recolhimento das provas para o Distrito Federal. Haverá escolta nos deslocamentos dos veículos que carregarão as provas para as respectivas rotas de distribuição em 257 locais de realização de prova. Além disso, os policiais militares também garantirão a segurança no entorno das instituições onde os exames serão aplicados. Após a conclusão dos exames, a PMDF continuará reforçando o policiamento ostensivo nas proximidades dos locais de prova.
A operação acontece em todas as rotas pelas quais os malotes serão transportados, bem como em todas as escolas e instituições onde as provas serão realizadas no Distrito Federal. E também envolverá efetivos do Complexo Administrativo, Comandos de Policiamento Regionais, Comando de Policiamento Especializado (CPESP), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) e Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME). Eles realizarão ações de policiamento ostensivo para proporcionar segurança aos candidatos do concurso e garantir a distribuição e coleta dos malotes com as provas.
O recolhimento das provas e gabaritos está previsto para o final do exame e ocorrerá até às 21h, de acordo com o cronograma de cada escola.
A PMDF aconselha que os inscritos cheguem cedo aos locais de prova, pois os portões serão abertos no turno matutino às 7h30 e fechados às 8h30, e no turno vespertino às 13h, com fechamento às 14h.

