Um suspeito de 53 anos foi preso, nesta quinta-feira (20), por criar uma série de anúncios com contas falsas em site de classificados. As investigações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apontam que o prejuízo na plataforma chegou a R$ 18 milhões com a criação e venda de anúncios.
A corporação afirmou que o indivíduo alimentava os anúncios sem pagar as taxas para mantê-los no site de classificados e em destaque. Na teoria, quanto mais dinheiro investido na plataforma, mais os anúncios têm destaque. “Os serviços eram vendidos em canais de uma plataforma de compartilhamento de vídeos e ostentavam, sem a devida autorização, a marca da empresa vítima”, acrescentou a PCDF ao portal Atividade News.
Nas buscas desta quinta-feira, a equipe da Coordenação de Repressão ao Crime Contra o Consumidor, à Propriedade Imaterial e Fraudes (CORF) encontrou seis computadores na casa do suspeito.
No total, a CORF identificou mais de 1,5 milhão de anúncios impulsionados pelo indivíduo irregularmente. Além do uso ilegal da plataforma, há indícios de que o indivíduo também oferecia mentorias para ensinar a tática a outras pessoas.
Em caso de julgamento, o homem pode responder pelos crimes contra o registro de marca e de concorrência desleal. Até o momento, não há mais informações sobre o esquema e se há outros envolvidos.

