O Distrito Federal registrou pelo menos 11 incêndios em vegetação em diferentes regiões neste sábado (7). O Plano Piloto e outros pontos de Brasília chegaram a ficar encobertos de fumaça no final da tarde.
- Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a qualidade do ar no DF está “ruim” desde sexta-feira (6). Os dados são coletados por meio da estação automática de qualidade do ar, localizada na Fercal;
- ⚠️ Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta.Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios à saúde(veja detalhes mais abaixo);
- De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar mínima registrada neste sábado foi de 11%, no Gama.
Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMDF), equipes foram acionadas para combater o fogo nos seguintes locais:
- QI 27 do Lago Sul;
- Águas Claras;
- Lago Norte;
- Vicente Pires;
- Planaltina;
- Paranoá;
- Park Way;
- Gama;
- Estrutural;
- Brazlândia;
- Ceilândia.
Ainda segundo os bombeiros, um incêndio no setor de minichácaras do Altiplano Leste pode ter causado a fumaça que tomou conta da região central de Brasília. A fumaça também encobriu a via EPTG e a via Estrutural.
No Park Way, uma nuvem de fumaça preta foi registrada próximo ao balão do Aeroporto de Brasília.
Qualidade do ar
A qualidade do ar medida pelo Ibram tem cinco classificações:
🟢 Boa: quantidade de micropartículas entre 0 e 40. Sem efeitos à saúde.
🟡 Moderada: quantidade de micropartículas entre 41 e 80. Pessoas de grupos sensíveis como crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada.
🟠 Ruim: quantidade de micropartículas entre 81 e 120. Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios à saúde.
🔴 Muito ruim: quantidade de micropartículas entre 121 e 200. Toda a população pode apresentar agravamento dos sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz, garganta, falta de ar e respiração ofegante. Efeitos ainda mais graves à saúde de grupos sensíveis.
🟣 Péssima: quantidade de micropartículas entre 201 e 400. Toda a população pode apresentar sérios riscos de manifestação de doenças respiratórias e cardiovasculares. Aumento de mortes prematuras em pessoas de grupos sensíveis como crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas.
Fonte: G1 DF