Em meio a uma investigação da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, dois morcegos mortos e infectados com raiva foram localizados na região da Octogonal. Os casos foram confirmados pelo órgão nos dias 3 e 10 de maio.
Os morcegos eram da espécie Artibeus Lituratus, mais popularmente conhecidos como morcegos da cara branca ou das frutas. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), nesta segunda-feira (20), a espécie não é uma ameaça direta para cães, gatos e seres humanos visto que se alimentam de frutas, folhas e insetos.
Em casos como esses de encontrar morcegos mortos ou caídos, a pasta sugere acionar a vigilância ambiental para recolhimento. Apesar de não apresentarem perigo, não é recomendado pegar ou matar o animal.
Devido a confirmação de raiva nos animais, a comunidade da quadra onde foram localizados passou por um processo de vacinação antirrábica em 118 cães e 29 gatos. A medida foi preventiva.
No que tange a acidentes com animais, de modo geral, com raiva e seres humanos, a orientação é se dirigir a unidade de saúde mais próxima. A raiva é transmitida pela mordida do animal infectado.

