Após um ano de investigações contra um ataque hacker ao sistema de um hospital em Taguatinga, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) prendeu uma dupla envolvida no caso nesta sexta-feira (29). Segundo a corporação, o principal hacker e um ex-funcionário da instituição de saúde foram encontrados em Ponta Grossa (PR) e Valparaíso de Goiás (GO).
Nas imagens capturadas pela equipe de investigadores da operação, mostram o momento em que a casa do suspeito é vistoriada e é dada à prisão contra o hacker paranaense. Confira o vídeo a seguir:
Os suspeitos, entre 21 a 26 anos, tiveram seus endereços inspecionados. O crime teria ocorrido em setembro de 2022 quando os suspeitos teriam invadido os dados do hospital e tentado usar um software malicioso (ransomware) para o sequestro de dados. As apurações indicaram que os indivíduos teriam chantageado a equipe da instituição em troca de dinheiro para não vazar as informações.
A DRCC acredita que o hacker preso, nesta sexta-feira (29), esteja correlacionado com outras invasões. O caso segue em investigação. Essa não é a primeira vez que o software, ransomware, foi utilizado. Em 2022, o Superior Tribunal de Justiça, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) também foram alvos de ataques de hackers.