Dois grandes sobrenomes da política brasiliense se uniram na corrida eleitoral deste ano. A Aliança Roriz-Arruda já era esperada e se concretizou. Uma semana antes do início oficial da campanha de 2022, o casal Arruda foi até a casa do herdeiro político dos Roriz, Joaquim Roriz Neto (PL). O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PL) e a deputada federal Flávia Arruda (PL) chegaram com a equipe que está empenhada na candidatura.
A movimentação era para gravar as inserções que devem ir ao ar durante o horário eleitoral obrigatório que já começa na semana que vem. Os Arruda e Roriz decidiram conciliar os interesses para conquistar o voto do eleitorado do DF no combo: deputado federal – deputado distrital – senador.
Joaquim Roriz Neto já anunciou sua pré-candidatura à Câmara Legislativa do DF, Flávia vem para o Senado, enquanto, o marido vai disputar uma vaga na Câmara Federal.
Além dos pré-candidatos, também participou das gravações a viúva do ex-governador do DF Joaquim Roriz, dona Weslian Roriz, avó de Joaquim Roriz Neto. Ela deve aparecer tanto nas inserções do neto, como nas do casal Arruda.
Entre os discursos, um de esclarecimento. Weslian Roriz se diz muito feliz com o crescimento do neto e fala: “Joaquim Roriz Neto é considerado pela família como o único herdeiro político do legado”, diz.
A aliança Roriz-Arruda começou a se desenhar em Março deste ano quando Joaquim se filiou ao Partido Liberal. O convite partiu de Flávia, que é também presidente do diretório da legenda no Distrito Federal. Na época, a carta de filiação de Roriz Neto foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ex-governador José Roberto Arruda disse que Roriz foi o “melhor governador da história de Brasília” e que é grato por ter participado do governo Roriz como secretário de Obras. Lembrou feitos como a criação de cidades do entorno e do metrô de Brasília.
A campanha política começa a partir do dia 15 de agosto. O foco da campanha de Joaquim Roriz Neto deve ser a retomada de projetos que fizeram o nome do avô. Como “Pão e Leite”, melhorias nos restaurantes comunitários, conhecidos como Rorizão, e programas habitacionais.