Em apenas três dias, o pequeno país de Vanuatu, no Oceano Pacífico, foi atingido por dois terremotos e dois ciclones, um fenômeno considerado muito raro.
Nesta sexta-feira (3), o país foi atingido pelo ciclone Kevin e um terremoto de magnitude 5,4, seguido pro uma réplica de 5,3, em Port Olry, no norte da principal ilha do país, a de Espiritu Santo.
Durante a madrugada, um outro tremor, de magnitude 6,6, já havia atingido a cidade de Luganville também na ilha de Espiritu Santo. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido.
Apenas um dia antes, na quarta-feira (1º) o ciclone Judy tocou solo no país. Parte dos moradores de todo o país precisou procurar abrigo.
“É uma loucura. Vanuatu está acostumado com desastres naturais, mas acho que é a primeira vez com dois ciclones consecutivos”, disse o representante da Unicef no país, Eric Durpaire, à AFP.
As autoridades não relataram vítimas na passagem do ciclone Judy, que levou centenas de pessoas para abrigos de emergência na capital Port Vila. Também não foram registradas vítimas após os dois terremotos, mas a situação nas ilhas menores permanece indeterminada.
Com a aproximação do ciclone Kevin, com ventos de até 130 quilômetros por hora, o primeiro-ministro Ishmael Kalsakau decidiu decretar estado de emergência.
Fonte: G1