Em uma megaoperação da Secretaria de Estado de Economia (SEEC), comércios, shoppings, transportadoras e o Aeroporto de Brasília entraram na mira das investigações envolvendo o crime de sonegação fiscal. De acordo com a pasta, nesta quinta-feira (25), a estimativa é que R$190 milhões teriam sido desviados em todo o Distrito Federal (DF).
Nas abordagens nesta manhã, os auditores fiscais apreenderam bebidas, cosméticos, eletrônicos entre outros produtos. Além das apreensões, a equipe encontrou empresas de fachadas.
“Empresas se beneficiaram suprimindo ou reduzindo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Também foi identificado um possível esquema de envio de mercadorias com indícios de evasão fiscal para a Zona Franca de Manaus, resultando em outras autuações”, explicou a SEEC ao portal Atividade News.
O coordenador de fiscalização tributária e auditor fiscal da Receita do DF, Silvino Nogueira Filho, informou que a operação “Tributum Elabi” foi um meio para desmobilizar a atuação de sonegadores. Com as vistorias desta quinta-feira, a intenção é conseguir expandir a arrecadação na Capital Federal.
A operação vinha sendo planejada desde novembro do ano passado. Para a ação ocorrer, a pasta designou, no total, 70 auditores que se dividiram para averiguar as empresas e cargas do DF.

