A morte de Jhonatan Wiliantan da Silva após gravar para o “Domingão com Huck” uma participação no “The Wall”, exibida nesse domingo (26), na Globo, emocionou Luciano Huck e chocou os telespectadores.
O jovem foi vítima de uma dengue hemorrágica e deixou o marido, Daniel Rocha Braz, e os cinco irmãos que eles adotaram para não separar as crianças. “Foi difícil contar essa história hoje”, desabafou Huck, no Twitter.
“Como assim morreu?”, “Em choque” e “Que história triste” foram algumas das manifestações do público nas redes sociais.
Entenda como participante do “Domingão” morreu:
Jhonatan contraiu dengue e a doença evoluiu para a forma mais grave, falecendo dia 4 de março.
De acordo com o Instituto Butantan, cerca de metade da população mundial vive em risco constante de contrair algum vírus da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, uma em cada 20 pessoas pode desenvolver a forma grave, também chamada de dengue hemorrágica.
O risco é maior quando o indivíduo sofre uma segunda infecção, o que pode ocorrer devido à existência de quatro subtipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Os sintomas clássicos são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dor ao redor dos olhos e dores musculares e nas articulações. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente pode entrar na chamada fase crítica da doença depois de três a sete dias do início dos sintomas, quando a febre começa a baixar.
Os sinais da dengue hemorrágica são:
● dor abdominal intensa
● vômito persistente, às vezes com sangue
● sangramento nas gengivas ou nariz
● dificuldade respiratória
● confusão mental
● fadiga
● aumento do fígado
● queda da pressão arterial
● sangue nas fezes