Mesmo após o retorno das faixas exclusivas para ônibus nesta terça-feira (15) na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), os motoristas que passarem pela faixa não serão multados. A decisão partiu do próprio Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER). De acordo com o departamento, as penalidades voltarão ao normal nesta quarta-feira (16).
“As autuações para aqueles que infringirem a lei e trafegarem pela faixa ocorrerá a partir de 00h01”, afirmou o DER em comunicado. A faixa ficou quatro dias aberta para o acesso dos demais veículos em um teste para agilizar o trânsito. Apesar da intenção ter sido melhorar a locomoção, a Secretária de Transporte e Mobilidade (SEMOB) constatou que ocorreu, na verdade, um efeito rebote.
No caso, aconteceram mais atrasos e o fluxo do trânsito permaneceu baixo. O Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF) registrou atrasos de até 25 minutos nas linhas que utilizam o corredor. Com a experiência negativa, o DER volta com as medidas anteriores.
A adesão, de novo, da faixa exclusiva deve trazer maior eficiência nas viagens pela extensão da EPTG. A exemplo dos coletivos, seria um ganho de 30 minutos nos 24 quilômetros da via. A Estrada Parque é a principal via de conexão do Plano Piloto com as regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras.