Mesmo com uma taxa de alfabetização em torno dos 97% no Distrito Federal (DF), são as crianças e adolescentes negras que ainda enfrentam dificuldade para o acesso à educação. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílios Contínua Anual de 2023, temos na Capital Federal 42 mil pessoas analfabetas com 15 anos ou mais. Desse total, quase 70% são pretas ou pardas.
Os dados da pesquisa escancaram questões de estrutura, transporte e, por exemplo, aporte financeiro. Isso demonstra que o acesso e a manutenção nesse espaço é também limitado. A partir destas pautas estruturais que a promotora de Justiça, Polyanna Silvares, ministrará, nesta terça-feira (2), uma palestra sobre práticas para fortalecer as relações étnicos-raciais no ambiente escolar.
A palestra marcada para às 19h, na Maple Bear da Asa Norte, tem como objetivo oferecer ferramentas práticas e incentivar o diálogo entre pais, educadores, alunos e todos os envolvidos no ambiente escolar visto os casos cada vez mais frequentes de racismo em escolas particulares.
“O acontecimento destaca a urgente necessidade de abordar questões étnico-raciais nas escolas, não apenas para sensibilizar a comunidade educacional sobre a seriedade da discriminação racial, mas também para fomentar ambientes escolares mais inclusivos e respeitosos da diversidade”, detalhou a insituição.
A iniciativa faz parte da primeira edição do Maple Talks. roda de conversa da insituição. Para participar da palestra, basta acessar este link e preencher o formulário: boas práticas para o fortalecimento das relações étnico-raciais na comunidade escolar.