A Esplanada dos Ministérios voltou, nesta terça-feira (29), a ser interditada devido uma concentração de manifestantes na região. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que está coordenando as atividades, as vias interditadas se estendem desde o Ministério da Justiça até o Itamaraty. A corporação informou que esses bloqueios têm como objetivo fechar o acesso à Praça dos Três Poderes.
A PMDF ainda reforçou que essa movimentação é uma medida de precaução contra os apoiadores do atual presidente do país, Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal (PL). Desde que os resultados das urnas eletrônicas para presidente saíram no dia 30 de outubro, os apoiadores de Jair não consideram a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) verídica.
Apesar dos burburinhos, Lula foi eleito com 50,90% dos votos populares, como apontam os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No total, foram mais de 60 milhões de votos para Lula contra 58 milhões de Bolsonaro. Após a decisão, os bloqueios têm sido recorrentes em todo o país.
Por Glenielle Alves sob supervisão de Larisse Neves.