Nesta quarta-feira (8), estão marcadas várias cerimônias em razão dos dois anos dos atos antidemocráticos em Brasília. Por isso, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que haverá um reforço no policiamento na área central. São empregadas tanto as tropas de área quanto as unidades especializadas para garantir a segurança e a ordem pública.
O trânsito na Esplanada também deve ter alterações. Há o fechamento da via N1, na altura do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) até a via L4, nas proximidades do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM/CBMDF), e, da via S1, na altura da Avenida José Sarney, próximo do Ministério das Relações Exteriores (MRE) até a Praça dos Três Poderes. Os fechamentos estão previstos para iniciar às 9h e seguir até o término do evento, ou conforme avaliação das equipes técnicas.
Durante a realização do ato, haverá triagem de segurança para o acesso à Praça dos Três Poderes. Não serão permitidos objetos cortantes ou perfurantes, como garrafas de vidro, armas de qualquer tipo e hastes de bandeiras. A entrada do público externo será feita a partir da Avenida José Sarney, em frente ao Congresso Nacional.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) elaborou ainda o Protocolo de Ações Integradas (PAI) com o esquema de segurança para o ato Um abraço em defesa da democracia, previsto para quarta-feira (8), às 12h30, na Praça dos Três Poderes.
Uma célula presencial de inteligência foi instalada para monitorar redes sociais sobre atividades que possam colocar em risco a segurança pública do DF
Gradis foram instalados por órgãos locais e federais na Avenida José Sarney e ao longo das vias N1 e S1, entre o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes, local que ficará inteiramente cercado por tais equipamentos. O Corpo de Bombeiros (CBMDF) estará de prontidão, com unidades de resgate e de combate ao incêndio, e qualquer ocorrência poderá ser registrada pessoalmente na 5ª Delegacia da Polícia Civil (PCDF), ou pelos canais de atendimento virtuais da PCDF.