Na manhã desta quarta-feira (30), foram expedidos 14 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão contra a atuação de uma facção criminosa. A operação ocorreu no Distrito Federal (DF) e no Entorno. Segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), os suspeitos são investigados por cometerem crimes em prol do lucro do grupo e por uma tentativa de controle da massa carcerária na Papuda.
Durante a operação, as regiões de Samambaia, Areal, Sol Nascente, Itapoã e Ceilândia foram alvo de buscas. Além disso, Planaltina de Goiás e Cidade Ocidental entraram na lista. As atividades dos integrantes foram detectadas após uma ação anterior da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) indicar o envolvimento de supostos faccionados em extorsões e no tráfico de drogas em Brazlândia.
Este é um dos grupos espalhados pelo DF que promovem e financiam atividades à facção. A corporação informou que esse agrupamento é conhecido como célula. “Os relatórios da investigação apontam que a organização criminosa, apesar de ser única, se divide em várias ‘células’, cada uma com autonomia e estrutura própria”, detalhou a DRACO ao portal Atividade News.
Até o momento, não há mais atualizações das apurações de hoje. O caso segue em aberto. Para a operação, a PCDF contou com o apoio da Divisão de Inteligência Policial (DIP), o Núcleo de Fiscalização do Sistema Penitenciário (Nupri) e a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO). Mais de 70 policiais foram mobilizados entre as delegacias do DF e GO.

