Falo ou não falo?

Sobre a dificuldade de expressar o tal do “sentimento”

Já se calou em situações importantes por medo ou dificuldade de expressar seus sentimentos?

É bem provável que a grande maioria já escondeu, omitiu ou não falou algo que deveria ser dito, por medo ou pela dificuldade natural que as pessoas têm quando o assunto é a “comunicação dos sentimentos”.

Mas a segunda pergunta é….

Você já perdeu algo importante na sua vida como um relacionamento, um emprego, uma amizade ou oportunidade por simplesmente não conseguir se expressar no tempo certo ou da forma correta?

O que a gente não pensa é que omitir sentimentos e emoções é uma atitude autodestrutiva.

Já parou para perceber que quando algo precisa ser dito, mas você reprime, a sensação física é de como se algo ficasse preso na garganta, que por sua vez, causa uma grande ansiedade devido a repressão de um sentimento que muitas vezes é forçado a se manter preso dentro de nós?

Noites sem dormir, falta de energia, indisposição, irritação, ansiedade, depressão e dores físicas podem até nos alertar que tem algo errado, mas nós simplesmente ignoramos muitos dos sinais emitidos pelo nosso próprio corpo.

Tudo isso porque temos mais medo de sermos inadequados ou mal interpretados, preferindo nos privar de viver e conviver com outras pessoas de uma forma mais leve.

Mas, calma! Eu não estou te julgando, viu?!
Isso porque hoje, eu consigo ver o quanto eu preciso aprender a me comunicar melhor, principalmente com as pessoas que eu gosto e possuem uma grande relevância na minha vida.
Falar é até fácil para mim. Mas agora quando é sobre o tal do “falar sobre sentimento” existe uma menina tímida aqui dentro que de alguma forma aprendeu que fosse melhor ficar calada do que se expressar.

Eu sempre repito para mim mesma:
“Não seja a mulher que emburra e que cria situações conflituosas por acreditar nas suas verdades que só na sua cabeça são absolutas”.
Muitas vezes, por não falar, criamos algumas verdade que queremos acreditar, a fim de nos libertar da culpa de não nos expressar ou tentar resolver com maturidade alguma situação através da comunicação.

A verdade é que fomos ensinados que não podemos ser totalmente transparentes para não mostrar aos outros toda nossa verdade.
Outra grande verdade que nos impede de falarmos mais sobre o que sentimos é o medo de ser rejeitado e abandonado, fator que está totalmente ligado ao tamanho do valor que damos a nós mesmos.

Se identificou?

Então na matéria da próxima semana, trarei algumas dicas sobre como podemos melhorar na “arte de comunicar nossos sentimentos” de uma forma clara e transparente.

Te vejo na próxima semana!


Instagram: @qgmulher
WhatsApp: (061) 98381-0578
Endereço: Rua 47 Lote 111 Loja 02 – Centro – São Sebastião/DF
Hisis Hortênia | Loja Colaborativa

TAGGED:
Compartilhe esta notícia