Um grupo investigado por aplicar o golpe da passagem aérea em moradores do Distrito Federal foi alvo de uma operação nesta quarta-feira (18). Ao todo, dez integrantes do esquema tiveram suas prisões decretadas. Além disso, a associação também passou por uma série de buscas e apreensões no Tocantins e no Maranhão.
Em um dos vídeos divulgados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), é possível acompanhar uma das abordagens. Confira a ação a seguir:
A investigação da 17ªDP de Taguatinga Norte indicou que, em Brasília, ao menos cinco pessoas foram prejudicadas. A suposta quadrilha atuava em outros estados do Brasil, como o Ceará, a Bahia, o Amazonas e Mato Grosso do Sul. Os suspeitos aproveitavam anúncios pagos nas redes para atrair as vítimas.
No conteúdo, se passavam pelas empresas aéreas com direito a sites e processos de compra similares aos verdadeiros. Os indivíduos até emitiam comprovantes das passagens. “Em alguns casos, as vítimas só percebiam que havia caído em um golpe quando compareciam no aeroporto no dia da viagem para fazer o check-in”, detalhou a 17ªDP ao portal Atividade News.
As apurações contra o esquema começaram em novembro de 2024, mas já havia indícios da ação da quadrilha em 2022. Os indivíduos contavam com o apoio de laranjas para a abertura de contas, as movimentações chegaram a R$ 200 mil. Apesar disso, ainda investiam em média R$ 1,5 mil nos anúncios.
Caso os integrantes forem a julgamento, podem responder pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), associação criminosa e lavagem de capitais. A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Tocantins (PCTO) e da Polícia Civil do Maranhão (PCMA). Até o momento, não há mais atualizações da ocorrência.

