Em operação contra golpes do “falso advogado”, seis pessoas foram detidas nesta terça-feira (4). As apurações indicam que o esquema foi responsável por cerca de 30 ocorrências em Brasília. Ao todo, geraram um prejuízo de R$1,4 milhão às vítimas.
Os envolvidos, residentes de São Paulo e Guarulhos, atuavam por meio da internet. Durante as buscas, policiais civis apreenderam R$10 mil em espécie, um carro da marca “BMW”, uma máquina de contar dinheiro, celulares e computadores. Veja os registros a seguir:


No total, foram expedidos dez mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão. A operação continua com as atividades a fim de investigar os locais e prender os demais envolvidos na quadrilha. Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o grupo conseguia dados de processos judiciais verdadeiros e entrava em contato com as partes.
“Os golpistas criam um senso de urgência e solicitam transferências imediatas de valores elevados para supostamente cobrir custas judiciais, honorários ou outras verbas necessárias para que a vítima possa receber o que lhe seria devido […]”, detalhou a corporação ao portal Atividade News.
O esquema se beneficiava de técnicas de engenharia social e informações obtidas mediante fraude para convencer as vítimas. Até o momento, não se sabe quantas pessoas foram lesadas pelos crimes. A operação conta com o apoio dos órgãos de segurança do estado de São Paulo. O caso segue em andamento.

