Faltam 1,8 mil enfermeiros na rede pública do DF, denuncia sindicato

Sindicato dos Enfermeiros obteve levantamento através da Lei de Acesso à Informação (LAI). 'Déficit compromete qualidade da assistência à saúde e sobrecarrega profissionais', dizem representantes da categoria.

Enfermeiro trabalhando em hospital da rede pública do DF. — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Faltam 1,8 mil enfermeiros na rede pública do Distrito Federal, denuncia o Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiro). O g1 teve acesso aos dados obtidos pelo sindicato através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Segundo os representantes da categoria, o déficit compromete a qualidade da assistência à saúde e sobrecarrega os profissionais. Os servidores em falta teriam carga horária de 20h, o que resulta em mais de 35 mil horas de trabalho não cobertas na rede pública.

Os números da LAI obtidos pelo SindEnfermeiro foram levantados em 13 de dezembro de 2024 e divulgados nesta terça-feira (11). Eles reúnem informações da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) da Secretaria de Saúde do DF.

Em nota, a pasta disse que, desde o último concurso, em 2022, 548 profissionais foram nomeados e 4.995 candidatos estão no cadastro reserva (veja íntegra ao final da reportagem).

O SindEnfermeiro diz que, atualmente, a rede pública conta com 4.312 profissionais, sendo:

  • Enfermeiros: 3.451
  • Enfermeiros de Família e Comunidade: 662
  • Enfermeiros obstetras: 173
  • Enfermeiros do trabalho: 26

Espera por nomeações

Para Jorge Henrique de Sousa, presidente do SindEnfermeiro, além de sobrecarregar os profissionais, a população que busca assistência também sofre com a superlotação e falta de atendimento.

“É uma pressão grande no sistema de saúde, a gente vê essa pressão nos profissionais”, diz Sousa.

De acordo com o presidente, a falta dos profissionais reflete um “déficit crônico”. Para ele, a solução seria a nomeação de mais enfermeiros.

🔎A Secretaria de Saúde do DF diz que o último concurso, feito em 2022 permanece válido até 2026, mas não informou sobre quando novos profissionais serão nomeados.

🔎O SindEnfermeiro diz que, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA), é esperada a nomeação de 800 enfermeiros em 2025.

O que diz a Secretaria de Saúde do DF

“A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que o concurso público realizado em 2022 ofereceu 101 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Desde então, a SES-DF já nomeou 548 candidatos aprovados para o cargo, conforme publicações no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A última nomeação ocorreu em 17 de dezembro de 2024.

Há 4.995 candidatos no cadastro reserva, sendo 4.976 aguardando convocação e 19 em final de fila, e o concurso permanece válido até 24 de setembro de 2026.”

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *