Mais de 600 motos foram fiscalizadas no Distrito Federal (DF) e no Entorno em uma operação de combate às mortes no trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que uma das motociclistas abordadas possuía cerca de R$ 282 mil em multas. O veículo trafegava pela BR-070.
Além da BR-070, a BR-020 e BR-040 também receberam ações de fiscalização. A PRF deu ênfase às regiões de Planaltina, Santa Maria, Ceilândia e Valparaíso de Goiás (GO). Dentre as motociclistas, 106 foram apreendidas por irregularidades como, por exemplo, adulteração de sinais.
A operação, que tem atuado há mais de uma semana nas regiões, veio após um aumento no número de motos. De acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), houve um aumento de 32% na frota entre 2021 e 2022.
A PRF afirma que esse crescimento de condutores têm refletido no trânsito. “Tal aumento tem sido acompanhado pela alta nos índices de acidentes e infrações envolvendo motocicletas, de modo que, a maioria destes acidentes e infrações são causados por fatores humanos”, reforçou o órgão à Atividade News.
Os acidentes envolvendo fatores humanos mais comuns pontuados pelo órgão foram:
- Imprudência
- Desrespeito à legislação;
- Falta de habilitação;
- Uso inadequado de equipamentos de segurança.
Um dos levantamentos do Departamento de Trânsito (Detran) indica que, até junho deste ano, foram registrados 37 acidentes fatais envolvendo motos, motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores.