G-7 promete intensificar sanções contra Rússia por guerra na Ucrânia

Il ministro degli Esteri Luigi Di Maio alla sede NATO di Bruxelles per la Riunione del Consiglio Nord Atlantico in Sessione Ministri degli Esteri, 4 marzo 2022. ANSA/ALESSANDRO DI MEO

O G-7 prometeu nesta segunda-feira (27) intensificar sanções contra a Rússia pelo que classificou como “brutal e injustificável guerra de agressão” na Ucrânia. Em comunicado, o G-7 disse que continuará explorando novas formas de isolar a Rússia no mercado global e reduzir suas receitas, inclusive a do ouro.

O grupo afirmou também que vai expandir sanções direcionadas para restringir ainda mais o acesso de Moscou a insumos industriais, serviços e tecnologias oriundos de países do grupo, que é composto por Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido.

O G-7 disse ainda estar empenhado em ajudar a Ucrânia a “defender sua soberania e integridade territorial”, tendo fornecido ou prometido conceder até US$ 29,5 bilhões em auxílio financeiro ao país este ano. Líderes do grupo participam de uma reunião de cúpula de três dias na Alemanha, que será encerrada nesta terça-feira (28).

Compartilhe esta notícia