Galaxy S26 Ultra pode voltar a ter câmera de abertura variável abandonadas pela Samsung

Imagem: Samsung/Divulgação

A Samsung está considerando adotar uma câmera principal com abertura variável no Galaxy S26 Ultra, revelou um informante. A informação foi compartilhada pelo vazador Ice Universe (@UniverseIce no X) na terça-feira (12), por meio de uma publicação no Weibo.

“A Samsung considera retornar à abertura variável para a câmera principal do Galaxy S26 Ultra”, afirmou Ice Universe no post. No entanto, ele não forneceu detalhes sobre o componente.

    A tecnologia de abertura variável já foi utilizada em smartphones, incluindo na própria linha Galaxy. O recurso esteve presente nos sensores principais do Galaxy S9, lançado em fevereiro de 2018, e do Galaxy S10, de 2019.

    O informante Ice Universe afirma que a Samsung considera embarcar uma lente de abertura variável no Galaxy S26 Ultra. (Fonte: Ice Universe/Weibo)

    Mais recentemente, o Xiaomi 14 Ultra, lançado em 2024, trouxe uma câmera com abertura variável. O sensor Sony Lytia LYT-900 permite alternar entre f/1.63 e f/4.0, oferecendo maior controle sobre a entrada de luz.

    Como funcionam as câmeras de abertura variável?

    O conceito de abertura variável é amplamente utilizado em câmeras profissionais. Basicamente, ele permite que o sensor ajuste a abertura do diafragma para controlar a captação de luz — quanto maior a abertura, mais luz atinge o sensor, melhorando o desempenho em ambientes escuros.

    O funcionamento é semelhante ao das pupilas humanas: em locais escuros, as pupilas se dilatam para captar mais luz, melhorando a visão; em ambientes claros, elas se contraem para evitar excesso de luminosidade.

    Na prática, essa tecnologia possibilita capturas mais nítidas em fotos noturnas e maior precisão para ajustes manuais.

    Por que nem todos os celulares têm esse recurso?

    Apesar de ser um conceito simples, a implementação da abertura variável em smartphones é complexa. O mecanismo requer mais espaço dentro do aparelho, tornando o design mais desafiador. Por isso, a maioria dos fabricantes opta por lentes de abertura fixa.

    O intervalo de abertura pode variar conforme o projeto. No Galaxy S9, por exemplo, a lente principal alternava entre f/1.5 e f/2.4, ajustando-se de acordo com a iluminação do ambiente.

    Especificações ainda são um mistério

    Após o Galaxy S10, a Samsung abandonou a abertura variável em seus smartphones premium. Desde então, os modelos da linha Galaxy Ultra continuam com câmeras avançadas, mas com diafragmas fixos.

    Como a série Galaxy Ultra costuma trazer o que há de mais avançado na Samsung, o retorno dessa tecnologia faz sentido. No entanto, ainda não há detalhes sobre como (ou se) ela será implementada no Galaxy S26 Ultra.

      O novo flagship da Samsung só deve ser lançado em 2026, então há um longo caminho até sua revelação oficial. Se o rumor for verdadeiro, mais informações devem surgir nos próximos meses. Vale ficar de olho no TecMundo!

      Fonte: Tecmundo

      Compartilhe esta notícia
      Deixe um comentário

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *