Galeria Fayga Ostrower é reaberta com exposição da Embaixada do México

23 de fevereiro de 2022 440 visualizações
Postado 2022/02/23 at 5:27 PM
A Galeria Fayga Ostrower está localizada no Eixo Cultural Ibero-americano, antigo Complexo Cultural Funarte de Brasília | Foto: Divulgação/EAI

A Galeria Fayga Ostrower, fechada desde novembro de 2021 para reforma, voltou a receber visitantes nesta quarta-feira (23) com a exposição “Maravilhas do México” e ficará aberta até o dia 31 de março, com entrada gratuita.

Promovida pela embaixada mexicana no Brasil, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (Secec/EAI/GDF), a mostra abre a programação do projeto Brasília – Capital Ibero-americana das Culturas (CIC) 2022.

O título foi conquistado pela capital brasileira junto à União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), rede da qual Brasília é membro nato desde 1987. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto de promoção internacional de nossa cidade promovido por diversos órgãos do GDF”, ressalta a chefe do EAI, Renata Zuquim.

Para ela, “é especialmente significativo receber a exposição ‘Maravilhas do México’, apresentada pela embaixada mexicana — já que ela proporciona uma maior aproximação entre nossas culturas e nossos países, ao passo que evidencia o papel da arte como um vetor de conhecimento e reconhecimento”, afirma.

A Galeria Fayga Ostrower fica no Eixo Cultural Ibero-americano, antigo Complexo Cultural Funarte de Brasília. Emocionado, o titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues, anunciou que o Eixo Cultural Ibero-americano vai ser o centro das atividades da CIC 2022. “Estamos pensando em uma programação diversificada, que fortaleça nossas raízes ibero-americanas”, destaca.

Além de iniciar as atividades no âmbito da CIC 2022, a realização da exposição celebra o bicentenário de independência do México (2021) e do Brasil (2022), além dos 190 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Na ocasião, o embaixador do México, José Ignacio Piña Rojas, falou sobre o planejamento da embaixada para este ano. “Decidimos associar nosso programa de promoção cultural 2022 ao projeto CIC. Nesse contexto, apresentaremos ao longo do ano diversas atividades nos âmbitos das artes visuais, música, cinema e gastronomia”, comemora.

Curadoria

A curadoria da exposição foi feita pela produtora cultural Lee Soares. Ela reuniu um grupo de 15 artistas, que estudaram sobre arte e cultura mexicana e produziram as obras expostas. As técnicas utilizadas são variadas: aquarela, acrílica, óleo, carvão e pastel. Em destaque, estão obras inspiradas em Frida Kahlo.

Serviço
– Exposição “Maravilhas do México”

Local: Galeria Fayga Ostrower
Endereço: Eixo Cultural Ibero-americano – Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – Lote 2, SDC (antigo Complexo Funarte)
De 24/2 a 31/3
Dias de visitação: sexta a domingo
Horário de visitação: 10h às 17h
É obrigatório o uso de máscaras
Entrada gratuita

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar