Após quase um mês em casa, o pequeno Thomas Caitano voltou para o hospital nesta quarta-feira (10). A mãe de Thomas, Adriana Caitano, disse que a hospitalização foi por conta de uma crise de bronquite, mas reforçou que não é grave. Apesar da situação, o menino de 3 anos segue sendo monitorado.
Em uma publicação em suas redes sociais, Adriana contou que estranhou o desconforto do filho. “Thomas vinha chorando muito, com cansaço respiratório, nenhum remédio pra dor resolvia. Aí não teve jeito”, escreveu. A previsão é de que a criança fique pelo menos uma semana sob cuidados da equipe médica.
No início deste ano, Thomas foi vítima de picadas de escorpião. Chegou a ficar mais de 100 dias internado para tratar das consequências do ataque do animal peçonhento. Dentre os procedimentos, passou por hemodiálises, uma traqueostomia e gastrostomia. O pequeno retornou para casa no dia 11 de março.
Thomas não foi a primeira vítima de ataque de escorpião no Distrito Federal. Segundo o último levantamento de dados do Ministério da Saúde (MS), em 2022 houve 100 ataques na região. Em caso de picadas, o MS sugere o atendimento emergencial por meio do SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193), e o Pronto-Socorro (PS) mais próximo. No que se trata da fiscalização do local, entrar em contato com o serviço de Vigilância Ambiental do DF através do número (61) 2017-1343 ou pelo Disque Saúde 160.