GDF envia doações para vítimas de enchentes na Bahia e em Goiás

3 de fevereiro de 2022 465 visualizações
Postado 2022/02/03 at 9:51 PM
Foto: Agência Brasília

Moradores de dez cidades da Bahia e de Goiás atingidas pelas enchentes vão receber, a partir desta semana, doações de roupas, alimentos e kits de higiene. Os itens foram arrecadados pela Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF). A instituição é uma das 24 entidades da sociedade civil que fazem parte do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-DF), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A campanha SOS Enchentes arrecadou no DF roupas, alimentos, gibis, livros didáticos, utensílios de cozinha, além de duas mil cestas básicas e dois mil kits de higiene enviados pela unidade do Rio de Janeiro da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida. Os kits de higiene têm papel higiênico, sabonetes, absorventes e pasta de dente.

Todo o material arrecadado será enviado aos municípios nesta sexta-feira (4), partindo de Brasília, por um caminhão cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF), graças à articulação do Consea-DF e da Sedes.

“São comunidades que precisam de suporte para retomar a vida após as enchentes que destruíram tantas cidades, temos que ter essa empatia na gestão. E temos trabalhado com a prioridade do combate à insegurança alimentar e nutricional e à pobreza, por isso, fizemos questão de fazer essa articulação para garantir a entrega dessas doações”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

O caminhão com as doações vai sair nesta sexta-feira, às 15h, do Centro Público de Economia Solidária, localizado no Setor Comercial Norte, Quadra 1, na Asa Norte.

Serão beneficiárias das doações as pessoas vítimas das enchentes e outras condições de insegurança alimentar nas cidades goianas de Cavalcante, Teresina de Goiás, Campos Belos, Flores de Goiás, Vila Boa, Guarani de Goiás e Simolândia e em três municípios baianos: Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Itabuna. As operações serão acompanhadas pelos comitês da Ação da Cidadania, Naipes Flores e Nordeste de Goiás, centros públicos de Economia Solidária de Guanambi e Itabuna, e Corpo de Bombeiros de Bom Jesus da Lapa.

“Solicitamos apoio da Secretaria de Trabalho da Bahia para enviar outro veículo para pegar outras sete toneladas que vão exceder a capacidade de carga do caminhão da Codhab-DF e levar até a cidade de Itabuna (BA). Também precisamos contar com apoio de parcerias solidárias para custear o combustível e o apoio à equipe que vai levar as doações”, explica o presidente do Consea-DF, José Ivan Mayer de Aquino, também representante da sociedade civil no colegiado e coordenador do Comitê-DF, Ride e Goiás da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

“Essa operação é um exemplo de solidariedade individual e interinstitucional para auxiliar as comunidades atingidas pelas enchentes. O Consea-DF, além de seu papel na construção de políticas públicas, atua em iniciativas emergenciais, como essa”, finaliza.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar