Importantes obras de infraestrutura no Sol Nascente/Pôr do Sol e em Ceilândia foram acompanhadas, nesta quarta-feira (30), por gestores do governo. O objetivo da visita dos secretários de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, e de Governo, José Humberto Pires de Araújo, em vários pontos das duas regiões administrativas foi vistoriar o andamento das obras, que seguem mesmo durante o período chuvoso, e assegurar que as entregas tenham a qualidade esperada pela população.
“A nossa prioridade é garantir que cada intervenção nas cidades, além de trazer mais qualidade de vida, também respeite o meio ambiente e traga benefícios duradouros para os moradores”, destacou Valter Casimiro. O percurso ainda contou com a participação dos administradores do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira, e de Ceilândia, Dilson Resende.
Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), os trabalhos mais impactantes, como drenagem e pavimentação no Sol Nascente/Pôr do Sol, foram concluídos no período de estiagem para minimizar os transtornos causados pela chuva. “Esses serviços são essenciais para melhorar a qualidade de vida e reduzir os problemas de alagamento,” destacou Valter Casemiro.
Com a chegada do período chuvoso, os esforços estão focados em frentes que podem avançar mesmo com as condições climáticas adversas, como a construção de calçadas, instalação de meios-fios, abertura de bocas de lobo e trabalhos de paisagismo.
Sol Nascente/Pôr do Sol
Uma novidade para a cidade é a construção de uma sede provisória da Administração Regional, que posteriormente será utilizada para outro equipamento público enquanto a sede definitiva não é construída. A Casa da Mulher Brasileira no Sol Nascente também deve ser concluída nos próximos meses.
Durante a visita, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, destacou a importância das vias complementares, que recebem pavimentação e facilitam o tráfego nas áreas perpendiculares à via principal. “Estamos investindo para que todos os acessos estejam em ótimas condições”, enfatizou o secretário.
A transformação na área é sentida diretamente pelos moradores. “Antes, tudo era lama; agora, podemos sair de casa com dignidade”, afirmou Maria Madalena da Silva, 51 anos, que vive na região há 24 anos. O casal Jane Pinto, 61, e Moisés Sousa dos Santos, 65, que vive no Pôr do Sol há 15 anos, também celebrou o avanço. “A pavimentação trouxe não só qualidade de vida, mas também valorização para todos nós”, comentou Jane. “É uma satisfação grande ver nossa cidade progredir”, acrescentou o marido.
Os projetos para o Pôr do Sol estão em fase de licitação, com previsão de investimentos que incluem tanto obras de infraestrutura quanto equipamentos públicos. O GDF tem se antecipado à licitação e atuado com ações paliativas, como a abertura de bocas de lobo e a recuperação de asfalto em áreas específicas. “Essas ações são um alívio imediato para a comunidade até que as obras maiores sejam implementadas”, afirmou Valter Casimiro.
Entre os destaques das obras em andamento está a interligação entre o setor P Sul e o Sol Nascente, além do campo sintético, que está quase pronto para servir como espaço de lazer para a população. O campo, com medidas oficiais para futebol society, conta com investimento de R$ 1,7 milhão, e terá gramado sintético, iluminação e alambrado para garantir a segurança dos usuários, além de calçadas, bancos e lixeiras para maior conforto dos visitantes.
Ceilândia
A região administrativa mais populosa do Distrito Federal também está sob cuidados. A equipe do governo acompanhou as obras das novas calçadas com acessibilidade e a reforma da Praça dos Eucaliptos. De acordo com o administrador regional Dilson Resende, o foco é tornar a cidade mais amigável para os pedestres e recuperar áreas de lazer. “A acessibilidade em vias, revitalização de praças e parques e melhorias nos espaços públicos são uma prioridade deste governo,” destacou.
Fonte: Agência Brasília