A 35ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão será na Colônia Agrícola 26 de Setembro, em Vicente Pires. Em meio à campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) aproveita o evento para sensibilizar a sociedade sobre a violência contra a mulher e ampliar o debate em locais públicos de alta circulação. A ação começou nesta sexta-feira (23) e segue até amanhã, das 9h às 12h, na Rua 1 da região administrativa.
Durante o evento, os participantes têm acesso aos atendimentos do Na Hora, da Sejus-DF e também da Polícia Civil, além de serviços oferecidos por outros órgãos do governo, como a Secretaria de Saúde (SES-DF), que disponibiliza testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), orientações sobre saúde bucal e atualização de cartão de vacina. Os moradores também podem levar seus cães e gatos para vacinação no local. A programação também conta com apresentações artísticas, atividades para crianças e serviços voltados para beleza e bem-estar.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatiza o fato de que o programa oferece acesso aos serviços públicos essenciais de forma ágil e em um só lugar: “O GDF Mais Perto do Cidadão tem se revelado um grande sucesso, com mais de 237 mil atendimentos ao longo das edições. Desta vez, estamos enfatizando a importância do enfrentamento à violência de gênero”, explica.
A lei que institui o Agosto Lilás em todo o país prevê que, anualmente, a União e os estados promovam ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.
Eficiência
Instituído em 2023 por meio do Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos transversais, como Justiça e cidadania, Saúde, Cultura e Educação, e Esporte e lazer, entre outros.
Periodicamente, a Sejus reúne equipes com membros de diversos órgãos do DF e visita uma região administrativa para, durante dois dias, atender a população daquele local.
Desde o início de 2023, foram realizadas 34 edições do programa, que já percorreu Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão e Vicente Pires.
*Com informações da Sejus-DF
Fonte: Agência Brasília